Tratamento de Solo para Execução de Túnel NATM

Cliente Enotec - Engenharia, Obras e Tecnologia LTDA

Injeções de Ecoryon

Obra Executada Tratamento do solo para execução do túnel em NATM

Sumário da Obra:

No projeto da SABESP para a construção de um tunel em NATM estava previsto o tratamento do solo pelo método Jet Grouting, mas devido ao cronograma de execução, o custo e as características locais da obra, se fez necessária a substituição do método citado acima pela Injeção de Ecoryon, produto este que não agride o meio ambiente.

A injeção de Ecoryon aplicada na camada tratada impermeabiliza e reforça o solo, o custo isso obtemos uma melhora significativa no desempenho da estrutura geotécnica. O resultado é o aumento da resistência (C) que varia de 60 a 80 K/N cm², o que torna o solo seguro e ideal para as escavações de túneis.

Umas das principais vantagens ao utilizar o Ecoryon é a rapidez no tratamento do solo, logo que após a injeção, o trabalho de escavação da área tratada pode ser executado sem ter que esperar a cura do cimento. Neste caso concluímos o tratamento em 10 dias.

O perfil geológico do eixo da escavação do túnel é constituído de solo sedimentar argiloso, aluvião fofo de alta permeabilidade, além disso, é composto de estrutura antiga de rocha argamassada com vazios e pedras soltas, o que dificulta o tratamento do solo.

Durante a execução da injeção de Ecoryon a pressão de injeção foi acompanhada e em cada furo nos locais havia a necessidade de reforço aplicamos uma injeção complementar.

Tanto na mudança do método de tratamento quando na execução dos trabalhos, contamos com o suporte técnico do Dr. Alexandre H. teixeira. Seu apoio foi fundamental e de grande impontancia principalmente ao que se refere o tratamento de área.

Planta
enotec-tratamento-de-solo

Controle da Pressão da Injeção
enotec-tratamento-de-solo2

O desenho cima mostra o controle de pressão de injeção em que executamos furos de reforço (nº 47, nº9) onde havia baixa de injeção.

B-B Corteenotec-tratamento-de-solo3
Escavação a 7.5 m da bocaenotec-tratamento-de-solo4enotec-tratamento-de-solo5
A 7,5m da boca do túnel, foi encontra a rocha argamassada e no encontro da rocha com o solo sedimentar havia uma fresta preenchida de ECORYON impermeabilizado a entrada de água para dentro do túnel.

A- A Corte
enotec-tratamento-de-solo6

Escavação a 1.5 da Boca
enotec-tratamento-de-solo7
enotec-tratamento-de-solo8
A 1,5m da boca do túnel na parte superior, encontra-se a camada de areia grossa com tratamento de ECORYON, conforme mostra a figura acima. Neste local a escavação foi realizada sem surgência de água e com total segurança.
enotec-tratamento-de-solo9
Execução de injeções ECORYON
enotec-tratamento-de-solo10
ECORYON tempo de reação
Rápido = 3 ~ 5 sec.
Lento = 5 ~ 10 min.
Escavação A 11 m da boca
enotec-tratamento-de-solo11
enotec-tratamento-de-solo12

Detalhes da Obra

Faça o download do PDF aqui.


ico-pdf Enotec – Injeções de Ecoryon


entre-em-contato