Injeções de Impermeabilização

Cliente Enotec
Local Barueri

O objetivo dessa obra era o assentamento de tubos de concreto de (Dtubo=1,5m; Ltubo=2,5M; Quantidade=8tubos; NAcoletor = GL-8m) do Sistema Coletor São João de Barueri numa travessia sob o córrego canalizado. A execução dos serviços foi dividida em 03 etapas numa extensão de 20m.

O grande volume de água, o solo arenoso e bastante permeável por ser fundo de rio, dificultaram as escavações no assentamento dos tubos de concreto. Com enormes dificuldades devido ás condições do local , a 1ª etapa foi concluída com a instalação de 7,5M de tubo. Na 2ª etapa os trabalhos foram realizados no centro do rio que estava com o fundo bastante danificado, por causa disso, ocorreram várias rupturas no fundo da vala provocando inundações e, portanto, impossível de prosseguir com a escavação. Diante desse problema o responsável pela execução dos trabalhos optou por um tratamento do solo que o tornasse viável o assentamento dos tubos.

Inicialmente foi cogitado o tratamento do solo pelo método Jet Grounting, no entanto, com esse método haveria demora na execução devido ao tempo de espera na cura do cimento e, além disso, o refluxo poderia provocar sérios danos ambientais ao rio em questão. Frente a esses obstáculos, concluímos que para atingir a finalidade do projeto, o tratamento do solo deveria ser pelo método Ecoryon. Dessa forma foi possível impermeabilizar a área usando equipamentos compactos que facilitam a mobilização, mesmo dentro de um rio.

O grande diferencial do método Ecoryon é que além da rapidez que proporciona, não polui o ambiente. Em 05 dias de trabalho a injeção de impermeabilização foi executada, desse modo foi possível prosseguir o
assentamento dos tubos sem que houvesse infiltração de água e com total segurança.

foto1
Central de mistura(ECORYON)
obra3
Escavação logo após a injeção de impermeabilização
obra2
Central de mistura(ECORYON)
obra4
Infiltração de água pela região não tratada
PLANTAobra6
CORTEobra11
O projeto em planta e corte mostram a zona a ser tratada para o assentamento dos tubos de concreto. Z
obra7
1º etapa: a foto acima mostra a vala submersa durante a escavação e antes do tratamento.
obra9
3º etapa: instalação dos tubos pós injeção de impermeabilização.
obra8
2º etapa: na foto acima mostra a vala submersa por rompimento do fundo.
obra10

Detalhes da Obra

Faça o download do PDF aqui.


ico-pdf Enote – Barueri


entre-em-contato